Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Defesas de Caráter - Barbara Brennan

 
Para um artigo sobre este material, acesse

Continuando a discussão sobre defesas de Caráter, trago a visão de Barbara Brennan sobre a interação energética – áurica saudável e patológica dos tipos Reichianos. Brennan veio da escola de John Pierrakos, em suas tentativas de integrar a idéia dos segmentos corporais com estruturas energéticas chamadas Chakras. Estruturas tiradas da tradição indiana da Yoga. A obra resumida aqui é Luz Emergente, seu segundo livro. O trecho apresentado trata especificamente do relacionamento entre os tipos caracteriológicos. A pergunta básica que autora faz a si mesmo é Como podemos agir com cada tipo para tirá-lo de sua posição defensiva habitual. Para um entendimento melhor sobre os encaminhamentos que a autora propoe, incluí uma rápida explicação sobre os três modos de interação energética: A interação harmonica, as correntes bioplasmáticas e os cordões de luz.
Boa leitura.
Andre B. - Julho de 2009.

Capítulo quatorze. Três tipos de interação entre os campos auricos nos relacionamentos. Introdução resumida aos três tipos de interação aurica.

1) Indução harmônica.

Campos auricos mais fortes podem gerar influencia sobre outros mais fracos. Funciona da mesma maneira que um diapasão afinando um instrumento de cordas. É o que nos faz sentir melhor quando participamos de um grupo de Pathwork, mesmo sem ter participado diretamente/ativamente.
Se pulsarmos numa freqüência mais rápida, isso induz ao outro vibrar numa freqüência mais rápida também.
Quando as pessoas não estão vibrando na mesma faixa de freqüência, elas simplesmente não se entendem! É como se estivéssemos falando com uma porta, ou que suas palavras desaparecem numa nuvem.
Para que haja troca de informações, é preciso que um campo seja capaz de exercer influencia sobre o outro.
Nós imediatamente nos sentimos constrangidos quando percebemos a entrada de vibrações das quais não gostamos. Elas são registradas como repulsão, antipatia, medo ou ódio. Isso prossegue até que alguém mude.




2) Correntes bioplasmáticas.

Sempre que duas pessoas interagem há um grande fluxo de bioplasma entre elas. Quando duas pessoas gostam uma da outra uma grande quantidade de energia é trocada entre elas.
As cores e as formas das correntes descrevem o tipo de interação que está ocorrendo entre elas. As correntes podem ter qualquer forma e qualquer uma das cores do arco íris. Quanto mais vividas as cores, mais positiva, poderosa e clara será a energia-consciencia.
Casais apaixonados criam uma bela nuvem rósea de energia em torno delas. Todos nós gostamos de ficar próximos a eles, pois nossos campos auricos também passam a produzir energia rósea. Se houver paixão, o rosa terá um tom alaranjado, que exerce um efeito estimulante, e as ondas serão mais rápidas.
Quando as pessoas não se gostam, em geral elas tentam não trocar energia. Isso às vezes não funciona e o atrito entre elas se acentua. Se elas se atacam, a aparência das correntes bioplasmaticas é a de um raio, ou lanças, ou flechas.
A raiva, por exemplo, é pontiaguda, penetrante, agressivo e vermelho escuro. A inveja é escura, verde-acinzentada, viscosa e grudenta.
Se uma pessoa estiver tentando obter algo dissimuladamente da outra, as correntes são densas, viscosas e em forma de tentáculos, que tentam sugar a energia, como uma ventosa. Ou então poderão ser frágeis e penetrantes, enganchando-se no campo da outra pessoa e se prendendo a ele de uma forma desesperada.


3) Cordões de luz aurica.

As pessoas ligam-se umas as outras através de cordões que saem do primeiro ao sétimo chakra. O primeiro fenômeno observável para um curador são as interações entre cordões do terceiro chakra. Aparentemente em nossa cultura, esses são os cordões mais danificados. Esses cordões estão relacionados às pessoas com as quais nos relacionamos.
Cordões permanecem ligados mesmo entre pessoas já falecidas e pessoas vivas. Uma vez completa essa ligação, ela nunca mais se desfaz.
Heyoan (Guia espiritual da autora) diz que existem cinco tipos principais de cordões:

a. Cordões da alma. Ligam-nos a Deus. Por meio deles nos ligamos aos nossos guias pessoais espirituais.

b. Cordões da experiência passada. Ligam-nos as pessoas com as quais nos relacionamos em vidas passadas.

c. Cordões genéticos. Formam forte ligação entre os chakras do coração da mãe e da criança já antes da concepção.

d. Cordões relacionais/Pais. Desenvolvem-se entre todos os chakras. Permanecem ligados quer a criança permaneça ou não com os pais biológicos. Iniciam-se no útero. Caso a criança tenha novos pais, novos cordões se desenvolverão.

e. Cordões relacionais/Outros seres humanos. Cada vez que temos algum tipo de relação com outra pessoa, criamos novos cordões. Eles mudam e se desenvolvem à medida que a relação muda e se desenvolve. Os cordões só podem fazer a ligação entre os chakras se ambas as pessoas permitirem que isso aconteça.
Muitas pessoas não entendem que em caso de separação, divórcio ou fim da relação, certos cordões devem ser dissolvidos ao passo que outros devem ser conservados.



Capítulo quinze. Interação dos campos auricos nos relacionamentos.
(Uma estrutura para resolver as interações energéticas negativas)

1) Estrutura de caráter. Cinco básicas usadas no estudo da bioenergética. O modo como o nosso corpo físico se desenvolve depende das circunstancias da nossa infância.

2) Pessoas que tiveram circunstancias de relacionamentos Pai-filho semelhantes tem corpos semelhantes. 345. Pessoas cujos corpos são semelhantes têm estruturas psicológicas similares.

3) Essas dinâmicas dependem também da idade em que as crianças, pela primeira vez, experimentaram a vida de forma tão traumática que começaram a bloquear seus sentimentos. Um trauma sofrido no útero será energeticamente bloqueado de forma muito diferente de um trauma vivido na fase oral, anal, ou latente. 347.

4) As circunstancias e experiências da nossa infância são determinadas por experiências em outros planos de realidade e pelos sistemas de crenças que nos foram transmitidos por experiências em vidas passadas.

5) Karma. Não é punição. É a lei de causa e efeito em funcionamento. É as circunstancias de vida ou acontecimentos com que nos deparamos em conseqüência de nossos atos do passado. O modo como esses acontecimentos nos afetam depende inteiramente da forma como os experimentamos por meio de nossas imagens e sistema de crenças. Até que, com a experiência, nos tornemos capazes de purificá-las e curá-las. Cada vez que estes acontecimentos voltam a nos afetar, temos uma nova oportunidade de aprender a curá-los.

6) Karma dois: A única razão pela qual experimentamos um determinado acontecimento como punição é que o nosso conjunto de crenças o classifica como tal. Já ouvi muitas pessoas dizerem que no passado fizeram mau uso do poder, e que, por isso, lhes foi tirado e agora elas estão sendo punidas por meio da privação de qualquer poder. Seria perfeitamente possível que elas tenham feito mau uso do poder no passado e que certos acontecimentos tenham ocorrido em suas vidas em conseqüência da má utilização do poder no passado. Mas esses acontecimentos são justamente o que as pessoas precisam para aprender a fazer bom uso do poder. 347.

7) A estrutura de caráter é o padrão da distorção do campo de energia e do desequilíbrio na nossa forma física, resultante das imagens e crenças negativas, que muito provavelmente surgiram num passado distante, há várias existências. É o efeito das nossas crenças e imagens sobre a nossa psique, sobre nosso corpo áurico e sobre nosso corpo físico.

8) Nossos pais não fizeram isso a nós. As circunstancias e os relacionamentos de nossa infância servem para trazer à superfície e cristalizar as imagens e crenças que trouxemos dentro da gente para serem curadas. 348.

9) Os termos usados (Esquizóide, oral, psicopata, etc.) não tem o mesmo significado que os termos freudianos. Nasceram do trabalho e parceria de Lowen com Reich.

10)Mãos de luz. Analisa a estrutura do campo aurico e o seu desenvolvimento nos diferentes estágios de crescimento/desenvolvimento. Aqui analisarei os sistemas de defesa de cada tipo. 348.

11)As defesas mostram de que forma você não está sendo quem é. Ela é aquilo que você teme ser. Expressa aquilo que você é de forma distorcida.

12)Uma defesa de caráter é resultado de algum tipo de medo. Cada tipo tem uma questão básica ligada a um medo específico. As estruturas criam uma maneira de viver que acabam comprovando que o medo estava correto. 349.

13)O propósito de uma reação de cura é ajudar ambas as partes a voltarem para a realidade e para a comunhão o mais rapidamente possível.

14)As pessoas agindo na defesa vão exigir que você concorde com seus pontos de vista distorcidos acerca do mundo.

15)Fazer uma escala de porcentagem para estimar o quanto usa cada defesa: Por exemplo: 40% esquizóide, 10% oral, etc.349.

16)Estágios de vida diferentes para defesas diferentes.

Sistema de defesa do caráter esquizóide.

Principal problema:

1) Terror existencial. Tiveram muitas vidas marcadas pelos sofrimentos e pelos traumas físicos, geralmente passaram pela experiência de morrer sob tortura.

2) Para lidar com a tortura, essas pessoas encontraram meios de escapar do corpo.

3) Em virtude destas experiências, elas agora acreditam que viver no mundo físico é uma experiência perigosa e aterradora, e não estão muito interessadas em associar-se a terra. Elas não vão desejar associar-se com outros seres humanos e vão esperar hostilidade direta da parte deles. É assim que elas sentem que as pessoas são. 351.

4) O que determina a defesa é o modo como a criança sente, e não os fatos em si. A mãe está brava com a empregada, e a criança sente que é com ela, e que será atacada.
5) Os cordões de ligação com o terceiro e quarto chakras dos seus pais nunca se formaram de uma maneira saudável e, assim, elas não dispõem de nenhum modelo para se ligarem às outras pessoas. Elas têm medo de voltar à consciência e a energia firmemente para o corpo físico..

A ação defensiva contra o medo:

1) Desocupação do corpo físico. Descobriram uma maneira de cortar e depois desviar a energia-consciencia para que uma grande parte dela possa escapar pelo topo da cabeça ou pela nuca.

2) Como elas fazem isso repetidas vezes, às vezes desde o útero, são criadas distorções no corpo de energia, o qual se torna assimétrico e nunca desenvolve um limite externo forte para a aura. O revestimento do sétimo nível é muito fraco.


Efeitos negativos da ação defensiva esquizóide.

1) Mundo físico parece ainda mais inseguro.

2) Fronteiras muito vulneráveis, que são invadidas com muita facilidade pelos outros.

3) Os corpos acompanham as deformações do campo energético, e assim vão ter algum tipo de deformação na espinha que irá enfraquecê-los.

4) Os níveis inferiores dos campos auricos são fracos e subdesenvolvidos, resultando num corpo fraco e sensível.

5) Suas ações defensivas criam círculos viciosos que provam que a vida física é perigosa.

6) Passam a maior parte do tempo em domínios espirituais, em estado difuso de unidade, sem experimentar a essência individuada.

7) Não vivencia o tempo no presente, como algo linear. Vivem em todos os tempos.

Como saber se as pessoas estão usando a defesa esquizóide ?

1) Olhos vazios.
2) Sentir o medo em volta delas ou certa torção em sua postura física.

Necessidades espirituais.

1) Sentir-se seguras no mundo físico.
2) Aprender a se ligarem às pessoas nos relacionamentos humanos.
3) Aprender a viver no momento presente, com um passado e um futuro.
4) Saber que existe um Deus interior, que é a singular essência divina de cada pessoa.

Reações negativas à defesa esquizóide: (Vão usar de arrogância e fazer você saber que são mais psíquicas, evoluídas ou espirituais que você, para intimidá-lo e mantê-lo à distância).

1) Fica com raiva e projeta mais energia.
2) Sente-se abandonado e se agarra à pessoa.
3) Interrompe o processo, detém seu fluxo de energia e mergulha para dentro de si mesmo.
4) Nega-se a reconhecer o que está acontecendo, e conduz a conversação como se estivesse sendo ouvido.
5) Você também se afasta.

Como reagir de forma positiva:

1) Não ultrapassar as fronteiras vulneráveis com correntes bioplasmáticas. Seu campo aurico é como uma casca de ovo quebrada. (mantenha sua mente projetada esfericamente em todas as direções ao mesmo tempo. Sinta a forma oval de seu campo).

2) Aumentar suas vibrações até uma freqüência mais elevada e deixar que eles a sintam por meio da indução harmônica (concentre sua atenção na realidade espiritual mais elevada que você conhece).

3) Não a encare diretamente nos olhos.

4) Depois da indução harmônica, reduza gradativamente a freqüência de vibração de seu campo. Continue fazendo isso por um tempo, para influenciar os outros e fazê-los reduzir seus próprios campos, para se aproximar da vibração da terra.

5) Depois de transmitir a sensação de segurança, peça permissão para tocar. Peça à pessoa para ficar de pé e dobrar os joelhos. Ponha a mão direita na parte de trás do segundo chakra, transmitindo uma vibração calma, e sem projeção de correntes bioenergéticas. Com cuidado, deixe uma corrente bioplasmatica fluir de sua mão. Com a sua intenção, dirija-a para baixo e para o centro do corpo da pessoa em direção a terra. Por fim deixe que os cordões estabeleçam ligação entre o chakra cardíaco e o terceiro chakra de vocês dois. Terão que sair do centro do chakra e penetrar bem fundo na pessoa, pois esta não sabe como se ligar a eles.

Resultados de uma reação de cura positiva.

1) O esquizóide jamais sentiu segurança nas interações humanas ou na conexão que somos capazes de sentir quando os nossos cordões estão ligados de uma maneira saudável ao chakra do coração e ao terceiro chakra.

2) É fundamental aprender a ligar-se nos relacionamentos porque é apenas por meio deles que eles podem preencher suas mais profundas necessidades espirituais de experimentar a sua própria individualidade como algo divino.


Como sair da defesa esquizóide.

1) Observar que você está lá.
2) Está lá porque tem medo.
3) Dobre os joelhos e respire fundo. Mantenha os olhos abertos.
4) Concentre-se no topo de sua cabeça.
5) Faça sua consciência/energia descer pelo rosto, pescoço, parte superior do peito, até a planta dos pés. Continue a descer pela terra.
6) Repita o mantra: “Estou seguro. Estou aqui”.
7) Quando sentir a terra firmemente sob os pés, tente sentir a pessoa que está conversando com você. Tente abrir seu coração e seu plexo solar para ele.

Sistema de defesa oral.

Principal problema:

1) Nutrição. Tiveram muitas existências que passaram dificuldades e necessidades. Viveram durante períodos de fome e morreram à mingua, ou tiveram que fazer terríveis escolhas a respeito de quem iria consumir a pouca comida que havia.

2) Estes indivíduos não tiveram a experiência de ficarem completamente satisfeitos e tem medo da possibilidade de jamais terem o suficiente.

3) Vão, portanto, atrair circunstancia de infância que trazem esta crença. Elas experimentaram o abandono no início da vida e temem que isso possa acontecer de novo. Geralmente eles foram abandonados pelos pais.

4) Exemplo clássico: Uma mãe que não tem tempo suficiente para amamentar direito o bebê. Se o bebê for afastado antes de saciar-se ele não passará pela experiência de ficar completamente satisfeito, e de soltar automaticamente o peito.

5) Para que ele preencha sua própria essência, ela precisa ser preenchida com a essência da mãe/Deus.

6) O bebê aprende a experimentar sua própria essência saciando-se ao sugar o peito.

7) Se a mãe tem dificuldade, ou pressa, é impaciente ou deseja que o bebê se apresse, ela de certo modo está abandonando a criança. Se isso acontece repetidamente, o bebê vai ficar nervoso e não conseguirá sugar o leite com rapidez, prolongando o tempo de amamentação e tornando as coisas piores. Por fim o bebê aprende a abandonar a mãe antes que a mãe o abandone.

8) Elas crescem sentindo sua essência como algo fraco e insuficiente.

9) Esses bebês também sentiram que os seus Pais sugaram a energia deles. Infelizmente, os pais também comumente usam as conexões formadas pelos cordões do terceiro chakra para receber nutrição em vez de oferecê-la, e também por correntes bioplasmáticas.

Ação defensiva contra o medo:

1) Sugar a energia dos outros, de forma inconsciente.
2) Tentar ligar os cordões do terceiro chakra aos outros para atrair energia por meio deles.
3) Olhos de aspirador. Correntes bioplasmáticas formadas por contato visual.
4) Longas e enfadonhas conversas em que falam baixo demais. Os outros enviam correntes bioplasmáticas para poder ouvi-lo.

Efeitos negativos da ação defensiva:

1) O resultado é que o mundo físico parece ainda mais hostil.
2) Elas recusam a nutrição e não a conhecem.
3) Nunca desenvolvem seus chakras. Concentram-se em se preencherem a partir do mundo exterior, e não de suas fontes interiores.
4) Como ficam dependentes da energia pré-digerida de outros, elas são companhias extremamente desagradáveis, e são abandonadas e evitadas, recriando assim a dor original.

Como saber se alguém está usando uma defesa oral:

1) Vão se fingir de desamparadas e querer que você faça as coisas para elas ou cuide delas de maneira que não são normais para um adulto.
2) Talvez falem baixo.
3) Grande esforço para o contato olho no olho. Mas o que você vê nos seus olhos é um tipo de desesperado de súplica que diz: “Faça isso por mim” ou “tome conta de mim”.

Necessidades humanas e espirituais:

1) Passar pela experiência de serem completamente satisfeitas por elas próprias.
2) Aprender a experimentar a plena e poderosa estrela do âmago.

Qual é a sua reação à defesa oral?

(Puxar, impelir, deter e permitir).


Como reagir de forma positiva:

1) Não permitir que elas continuem a sugar sua energia. Evite colocar seu corpo na frente do dela. Não a encare. Imagine uma tela resistente sobre seu terceiro chakra.

2) É benéfico preencher seu campo áurico com correntes bioplasmáticas. Relaxe e imagine lindas e coloridas correntes de energia brotando de suas mãos e entrando no terceiro chakra d outra pessoa. Tudo sem tocá-la fisicamente.

3) Ao fazer isso, continue encorajando a pessoa a se tornarem auto-suficientes, com confiantes e encorajadoras afirmações onde você diz que ela tem pernas fortes e uma poderosa fonte interior de vida. Que ela tem capacidade.

4) Ao receber energia desta forma, elas não estão no controle e isso faz com que interrompam o fluxo e não vão conseguir receber muita energia. Depois de algum tempo, elas vão permitir a entrada apenas de uma pequena quantidade. Então elas concluem que não é suficiente ou que demora tempo demais, e interrompem o fluxo novamente. Elas te abandonam antes que você a abandone.

5) Esse processo para frente e para trás vai demorar um longo tempo. Logo que você ficar frustrado, elas interrompem o fluxo de novo e fazem demorar mais ainda. Nunca haverá o suficiente para elas. Você será desafiado a ficar junto delas e continuar o trabalho até que o preenchimento seja completado.

6) Concentre sua mente e sua intenção para mover a sua energia em direção à terra, numa forte conexão. Imagine o primeiro chakra (da pessoa?) se abrindo para permitir que mais energia entre da terra para (ela?).Permaneça ligado a ela através de suas correntes bioplasmáticas. É útil olhar para a parte do corpo em que você estiver se concentrando. A energia fluirá para dentro do corpo dela como num poço artesiano. Em seguida, libere sua conexão energética com ela para que ela possa se preencher sozinha.


Resultados de uma resposta de cura:

1) Aprender a se preencherem é o mesmo que se convencerem de que são suficientemente boas.
2) Depois disso, elas saberão criar relacionamentos sem a prática habitual de sugar, com trocas mais saudáveis entre duas pessoas do mesmo nível.
3) Espiritualmente, a tarefa desta pessoa consiste em conhecer a fonte de Deus individual interior.

Como sair da defesa oral:

1) Respire fundo e relaxe.
2) Diga a si mesmo que você tem todo o tempo do mundo.
3) Fique de pé, dobre os joelhos e ligue-se a terra.
4) Volte sua consciência para sua estrela do âmago e repita o mantra: “Sou bom o bastante”. Você não está desamparado. Você é Deus. 371.

Sistema de defesa de caráter psicopata.

O principal problema:

1) A traição. Passaram por muitas existências como guerreiras, lutando por uma grande causa.

2) Sacrificaram-se muito no nível pessoal. A boa causa as fazia boas e o inimigo ruim.

3) No final, essas pessoas foram traídas, derrubadas e provavelmente mortas justamente por aqueles em quem mais confiavam.

4) Elas tentam vencer uma guerra que não existe mais. Portanto, elas não confiam mais em ninguém. Todo mundo é se inimigo, mesmo seus associados mais íntimos. Elas encaram a vida como um campo de batalha.

5) Na família, elas experimentaram a traição muitas vezes na vida.Foram traídas muito cedo por um ou ambos os pais.

6) No início da infância, vencer era o mais importante. Um dos pais tinha que vencer, e o que vencia provava que era boa e a que perdia era má.

7) Em geral o pai do sexo oposto estava tendo problemas com o cônjuge e transferia para a criança muitas das necessidades que deveriam ser atendidas por este. Usavam de sedução. O menino era “o homenzinho da mamãe”, e a menina a “menina linda do papai”. Sutilmente lhe diziam o quanto este pai era melhor que o outro. O cônjuge era ruim, e a criança era boa.

8) A criança recebia responsabilidades maiores do que caberiam a sua idade e era estimulada a crescer rápido.

9) Essas crianças deram o coração ao pai/mãe, mas o sexo não estava incluído no pacote.

10)Na puberdade, quando a sexualidade aparecia, era o caos completo. O Pai, no caso das filhas e a mãe, no caso dos filhos tinham muito ciúme de qualquer pretendente. Supunha-se que a criança não deveria ter impulsos sexuais e que deveriam amar só os pai/mãe.

11)Por essa razão, essas pessoas têm muito medo da sexualidade e dos sentimentos. Ter sentimentos significa trair a mãe/pai, e que elas próprias são más. Elas são muito vulneráveis nessa área. Elas têm medo das pessoas do mesmo sexo que lembram o pai/mãe.

12)Assim continuaram lutando por uma causa (o pai bom contra a mãe má). Mas no fim, foram traídas, porque aquele pai/mãe ou ficou com o cônjuge ou arranjou outro companheiro/a.

13)Assim essas pessoas têm mito medo e vêem o mundo como um campo de batalha onde são forçadas a lutar. Elas têm medo da traição dos amigos íntimos, e tem medo de não suportar o pesado fardo que precisam carregar. 373.




Ação defensiva contra o medo:

1) Puxar seus corpos para fora e para cima nu esforço de crescer mais rápido que o normal com o propósito de assumir responsabilidades de um adulto.

2) Isso enfraquece a ligação com a terra, fazendo com que se sintam menos seguras.

3) Seus campos de energia são muito mais carregados na porção superior do corpo. Para manter o equilíbrio, elas também impelem energia para a parte de trás do corpo a fim de aumentar sua força de vontade.

4) Os cordões do coração estão contaminados pela traição de um dos pais, elas terão medo de ligar os cordões do coração a outro homem/mulher.

5) A vida é a luta por aquilo que é certo. Elas tendem a enfrentar a vida de uma maneira agressiva, pois o mundo é um ambiente hostil.

6) Sua energia é lançada contra o suposto agressor de forma poderosa e penetrante, e diz: “Você é ruim”.

Efeitos negativos da ação psicopática.

1) Comportamento agressivo traz a agressão de volta.

2) Sentem-se traídas porque lutam com seus amigos mais íntimos.

3) Seu campo de energia não é ligado a terra, e seus corpos não têm acesso à força vital da terra, e se sentem fracas e isoladas. Puxando a energia para cima e esgotando o primeiro e segundo chakras, elas ficam mais vulneráveis a terem o “tapete puxado debaixo de seus pés”.

4) Problemas com a sexualidade, pois o segundo chakra não está suficientemente carregado.
5) São sedutoras, mas com dificuldades nos relacionamentos duradouros, pos tem o coração desconectado da sexualidade.

6) Quando conseguem se ligar com o chakra do coração, elas estão programadas para a traição. Elas ajudam a preparar a traição do outro, ou se antecipam e traem primeiro.

7) O mundo é povoado por pessoas boas e ruins, e temem que possam ser as ruins.

8) Sempre procuram batalhas em que possam vencer para se sentirem boas, e acham que o mundo está tentando provar que são ruins.

9) Assumem mais incumbências do que podem administrar, desde cedo. Assumem uma pesada carga de trabalho, renunciando às suas necessidades pessoais, até encontrarem algum tipo de traição que as fazem colapsar, possivelmente ataque cardíaco.

10)Correm contra o tempo. Nunca há o suficiente para tudo o que elas precisam fazer. Viverão num futuro que nunca chega.

Como saber se alguém está usando a defesa psicopática.

1) Se ela tenta brigar com você ou provar que você está errado.
2) Não só errado, mas você também é realmente mau quando está errado.
3) Elas estarão dispostas em ajudá-lo com seus problemas, já que elas nunca têm problemas. Ficarão felizes em criticá-lo depois que você terminar.

Necessidades espirituais das pessoas com a defesa psicopática.

1) Livrar-se do terror e sentirem-se seguras.
2) Deixar de controlar os outros para obterem segurança.
3) Aprender a confiar em si mesma e nos outros.
4) Compreender que a terra não é um campo de batalha, mas um lugar de comunhão com os outros.
5) Desistir de lutar e deitar fora o fardo.
6) Parar de correr rumo ao futuro e entregar-se à expressão divina do universo, que é a vida no aqui e agora.
7) Encontrar segurança na humanidade imperfeita.
8) Permitir-se cometer um erro e mesmo assim sentirem-se seguras e boas. E assim reconhecer o caráter divino dos outros.

Como reagir de forma positiva a uma defesa Psicopática.

1) Não concorde com os seus pontos de vista deturpados a respeito do mundo, mas não entre em discussão.

2) Após sua reação de ataque, dobre os joelhos e respire fundo. Ligue-se a terra e não mande qualquer corrente bioplasmáticas, que será interpretada como agressão. Faça isso se tornando passivo e concentrando sua atenção em si mesmo enquanto continua a ouvir a pessoa. Deixe de olhá-la nos olhos.

3) Se elas exigirem que as olhem nos olhos, diga que você quer ouvir o que elas têm a dizer e que precisa se concentrar para fazê-lo.

4) Desloque a energia do seu campo para a terra, aumentando a sua porção interior para formar uma grande base, diminuindo o tamanho da porção superior.

5) Use o mantra: “Nenhuma disputa”.

6) Imagine seu campo aurico sendo constituído de teflon, de modo que qualquer agressividade dirigida a você seja simplesmente desviada, sem atingi-lo. Torne-se rosa e verde.

7) Preste atenção ao que houver de verdadeiro nas acusações exageradas.

8) Deixe a energia negativa deslizar para a terra ao atingir a aura de teflon.

9) Essas pessoas têm muito medo da traição, odeiam a si mesmas e se negam a reconhecer isso.

10)Deixe que elas prossigam até terminar. Faça e diga coisas que comuniquem sua intenção de não traí-las. Fale d quanto elas são boas, de como você confia nelas e quer continuar assim.

11)Peça-lhes que lhe digam mais coisas a respeito da situação sobre a qual estiverem falando. Faça com que saibam que você está realmente interessado em modificar a situação e o papel que você desempenha nessa situação.

12)Em seguida, reduza a freqüência das vibrações do seu campo. Nas discussões elas se tornam elevadas, desarmoniosas e irregulares. Faça isso se concentrando na terra e no quanto é bom senti-la sob seus pés, dando-lhe apoio, ou pensar em coisas que o faça sentir calmo, tranqüilo e seguro.

13)Quando a sua freqüência se equiparar à freqüência da terra, mantenha-a assim.

14)Através da indução harmônica, deixe que suas vibrações se relacionem com a pessoa que apresenta a defesa psicopática.

15)Amenize suas pulsações e faça com que elas assumam um movimento ondulatório. Pense num passeio de canoa no lago sereno numa tarde ensolarada. Mas não deixe de ouvi-las de mostrar que está presente e de ver o belo âmago dessas pessoas.
16)Quando elas acalmarem e você se sentir mais seguro, inclua uma quantidade cada vez maior da sua energia do coração. Aceite-as tais como são agora.383.

Resultados de uma resposta de cura.

1) Se você for capaz de fazer pelo menos uma parte do trabalho acima, você terá ajudado seu amigo a descobrir que a discussão/polemica não é tão importante quanto à aceitação de quem ele é. Por trás da incapacidade de reconhecer quem você é está certa incapacidade de reconhecer-se a si mesmo.

2) Elas sentirão que são ouvidas, embora você talvez não concorde com elas. Isso as fará se sentirem mais seguras da próxima vez que as encontrarem.

3) Mais importante que a discussão é o reconhecimento de quem elas são, mostrando também que você sabe que elas não são más, assim com você não é mau. Ao ficarem agressivas, você as contempla com aceitação amorosa. Assim elas terão uma nova experiência - A da comunhão.

4) Depois disso, elas serão capazes de reconhecer e confiar na essência divina que existe dentro de você. Vão começar a confiar em você.

5) Elas podem começar a reconhecer a sua missão de vida no nível pessoal como uma rendição à bondade que existe nela e nos outros.

6) No nível mundial, pode ser trabalhar em favor de uma causa, no mesmo nível que as outras pessoas.

7) Abordagem Junguiana: Trocar a condição de guerreiro pela de Rei ou rainha (aquele que é o servo de todos).

Como escapar de uma defesa psicopática.

1) Se você se vir avançando agressivamente para uma pessoa porque acha que ela o traiu, pare um momento.

2) Talvez a situação não seja tão ruim e você tenha reagido de forma exagerada.

3) Tente sentir a sua condição humana e a da outra pessoa.

4) Dobre os joelhos, respire fundo e concentre-se em si mesmo.

5) Pergunte-se: Você tem medo? Você está se sentindo magoado ou traído? Isto já lhe aconteceu ante? Muitas vezes? Você está defendendo a sua bondade? Sua energia está toda na parte superior do corpo?


6) Se estiver, faça-a retroceder um pouco e sinta o seu pé sobre a terra. Volte sua atenção para a terra. Faça os seus pés se aquecerem. Sinta a energia nas suas pernas. Concentre-se na sua estrela do âmago e repita o mantra: “Estou seguro. Sou a bondade.”.


O sistema de defesa do caráter masoquista.

O principal problema:

1) Não corresponde a definição freudiana.

2) Possibilidade de perder a privacidade ou de ser controlado.

3) Provavelmente passaram por muitas existências em que foram controladas e aprisionadas. Não tendo podido se expressar ou fazer aquilo que desejavam. Podem ter sido encarceradas, escravizadas ou sofreram algum tipo de controle religioso ou político por parte dos outros. A auto-expressão e a transgressão das normas eram perigosas. Elas tinham que se submeter.

4) No fundo, elas anseiam por liberdade, mas tem medo de exigi-la. Elas não sabem como se tornar livres.

5) Elas se ressentem por não ter liberdade, culpam os outros pela falta de autonomia e permanecem presas a essa dependência.

6) A nova família se torna a nova prisão e os pais os novos carcereiros. As mães são dominadoras e impunham-lhe sacrifícios.

7) Elas não tiveram nenhuma liberdade pessoal, nem mesmo com seus corpos. Eram controladas até para comer e ir ao banheiro. Faziam com que elas se sentissem culpadas por qualquer liberdade de expressão.

8) Eram humilhadas por causa dos seus sentimentos, especialmente pela sua sexualidade, e não receberam a oportunidade de se individuarem.

9) Seus pais usaram correntes bioplasmáticas para afogá-los com sua energia ou para engancharem nelas e controlá-las.

10)Usaram os cordões que fazem a ligação entre os terceiros chakras para controlar os filhos.

11)Ao mesmo tempo, eles os amaram ternamente e criaram sinceros e amorosos cordões de ligação entre os quartos chakras.

12)Um ou ambos os pais trataram as crianças como se ela fosse parte deles. Havia controle sobre tudo o que fazia parte ou advinha da criança, incluindo seus pensamentos, idéias e criações. Eles interferiam no seu processo de criação.

13)Se elas criassem alguma coisa, um desenho ou uma pintura, os pais imediatamente pegavam o que elas tinham feito e afirmavam sua autoria - a dos pais - com afirmações do tipo: “Oh, olhem o que o meu filho fez! É o desenho de um______”; Os pais então descreviam e definiam o objeto criado em vez de deixar simplesmente que a criança o definisse.

14)Assim, quando a criança que criou o objeto olhava para o seu reflexo, via nele a essência dos pais, e não a sua. Na verdade, os pais roubaram a essência da criança, e agora ela não consegue sentir a diferença entre a sua essência e a dos pais.

15)Outra maneira em que esse roubo acontece é quando os pais concluem as frases dos filhos.

Ação defensiva contra o medo.

1) Retirada para as partes mais profundas do seu corpo, e construção de uma sólida fortaleza física para manter de lado de fora os invasores que pretendem controlá-lo.

2) Não botam para fora o que está dentro deles. Afinal, se o fizerem, aquilo será simplesmente roubado ou usado para humilhá-las.

3) Campos auricos ficam muito grandes. Pouca coisa sai de dentro delas.

4) Por terem sofrido muitas invasões psíquicas, seus campos auricos nunca tiveram a oportunidade de se desenvolverem e serem definidos. Os níveis difusos e desestruturados tornaram-se mais carregados e desenvolvidos do que os níveis estruturados, que criam sólidas fronteiras. Assim, seus campos auricos são muito porosos.

5) O corpo grande, pesado e forte cria a ilusão de que essas pessoas são bem protegidas. Este não é o caso. A energia entra diretamente e pode ser sentida com grande intensidade, de forma que elas podem se retirar para dentro de si mesmas mais profundamente.

6) Num ponto de amadurecimento, elas vão procurar destruir os cordões do terceiro chakra, com os quais os pais as controlam. Fazem isso puxando os cordões para dentro e formando uma massa de cordões embaraçados no interior do terceiro chakra.

7) Carecem de autonomia e tem medo de agir por conta própria.

8) Ou ficam escondidas dentro de si mesmas ou tentam obter permissão das outras pessoas para se mostrarem.

9) Para obter permissão, irão enviar correntes bioplasmaticas ou tentar ligar os cordões do terceiro chakra ao plexo solar dos amigos, para fazer com que eles se envolvam de alguma forma com sua manifestação no mundo exterior.

Efeitos negativos da ação defensiva masoquista.

1) Suas ações fazem o mundo físico parecer uma prisão, onde a autonomia é proibida. Seu comportamento passivo, tentando envolver os outros, implica constantemente a experiência de ser controlado por eles.

2) Como se mantem dentro de si mesmas é como se o tempo tivesse parado. Vivem no presente, mas não tem muito futuro.

3) Nunca aprendem realmente a expressar-se, e suas criações ficam presas dentro delas.

4) Sua incapacidade para expressar idéias faz com que outros constantemente terminem suas frases, interferindo com seu desenvolvimento e com a formulação de suas idéias.

5) Mesmo a provocação como meio de expressar a raiva ainda é um pedido de permissão.

6) Ressentem-se do mundo por mante-las humilhadas e presas dentro de si mesma.

Como saber se alguém está usando a defesa masoquista.

1) Pessoas que não conseguem expressar suas idéias com pausas excessivamente longas.

2) Emitem sinais exagerados, para fazer com que você se envolva, embora estejam dizendo que estão tentando manter você a distancia.

3) Dizem: Trata-se de “nosso” problema, e não do “meu” problema.

4) O modo como falam e interagem indica uma incapacidade de distinguir entre elas próprias e você.

5) Sensações no plexo solar: Alguém o está agarrando e se emaranhando com os seus intestinos?

6) Conversa pesada, séria. Sensação de inércia e de humilhação.


7) Sensação de que você está controlando a pessoa e que ela nada pode fazer sem você.

8) Elas querem seu conselho, mas toda sugestão que você dá é errada e não ajuda.

9) Elas vão rejeitar tudo o que você sugerir. Ao passo que o oral vai sugar prazerosamente e pedir mais!

Necessidades espirituais do masoquista.

1) Necessidade de auto-suficiência.
2) Precisam se afirmar como seres humanos que são livres para viver a sua vida da maneira como desejarem.
3) Aprender a dar a si mesmas a permissão para ter e expressar todos os sentimentos.
4) Reconhecer a essência de seu âmago como sendo sua própria essência.

Reações negativas à defesa masoquista.

1) Fica zangado e transmite a elas energia penetrante e de rejeição.
2) Sente-se abandonado e procura chegar até elas para trazê-las de volta.
3) Detem o processo e interrompe o fluxo de energia.
4) Deixa a coisa acontecer para depois rejeitá-la, e continua a conversa como se não tivesse sendo incomodado.
5) Retira-se para fora de seu corpo, ficando longe, ficando sem contato.

Como reagir de forma positiva.

1) Elas estão tentando chegar até você para devassar a sua privacidade. Uma maneira de “vencer” a situação da infância de perda de privacidade.

2) Não deixar que essas pessoas aceitem esse plano ineficaz e inconsciente.

3) Ter muito cuidado para não invadi-las com suas correntes bioenergéticas ou com os cordões do terceiro chakra.

4) Não faça nenhuma corrente bioplasmatica!

5) Não as deixe penetrar no seu plexo solar com seus cordões do terceiro chakra. (Imagine uma cápsula resistente sobre o seu terceiro chakra , ou coloque as mãos sobre ele).

6) Se eles enviarem cordões bioplasmaticos, imagine que sua aura é feita de teflon e deixe que esses cordões caiam no chão.

7) Fique ao lado delas e dê-lhes muita liberdade.


8) Afaste-se fisicamente, para não misturar os campos auricos.

9) Faça sua freqüência aurica ficar igual ao dele (imagine que você está se transformando nelas).

10)Expanda seu campo, até que toque no campo dele. Deixe que elas estabeleçam a distancia.

11)Elas terão uma sensação agradável porque seu campo é como o delas, embora estej separado e não invada os outros. Isso vai deixá-los à vontade.

12)Apenas permaneça passivo e faça isso.

Resultados de uma resposta de cura positiva.

1) Ajudar o masoquista a descobrir que o mundo não é um lugar que serve apenas para controlar as pessoas.
2) Ajudar o masoquista a experimentar a própria essência e descobrir em que ela difere da sua. Elas vão se sentir respeitadas.
3) Você terá concedido todo o espaço de que precisam para se expressar, sem preencher os espaços que elas precisam descobrir por si mesmas ou as suas próprias idéias.

Como escapar de uma defesa masoquista.

1) Dobre os joelhos e respire.

2) Ligue-se a terra e deixe que a energia suba a partir da terra, através do seu segundo chakra.

3) Permita-se sentir ligado a todas as coisas a sua volta.

4) Proteja o terceiro chakra com as mãos.

5) Desconecte ligações de terceiro chakra com outras pessoas, e traga sua atenção para a essência do âmago.

6) Concentre-se na sua própria força interior e repita o mantra: “Sou livre, controlo minha vida”.

7) Se você está confuso e as suas idéias são complicadas e precisam de tempo para amadurecer. Faça um diário, e registre sistematicamente suas idéias. Dê tempo a elas.

8) Não mostre esse diário a ninguém. Dê a si mesmo o respeito que você merece.



O sistema de defesa do caráter rígido/inflexível

1) Principal problema: Inautenticidade. Separação da essência do âmago e pelo esforço em manter perfeito o mundo das aparências.

2) Passaram por muitas existências em que tiveram que manter as aparências para poderem sobreviver. Ocupavam provavelmente posições de comando nessas existências, como também é provável que ocorra agora.

3) No curso do desenvolvimento, houve intensa negação do mundo pessoal interior. Todas as experiências negativas foram recusadas o mais rapidamente possível, e a pessoa se concentrou num falso mundo positivo.

4) Mesmo com discussões, conflitos, doenças, alcoolismo dentro daquela família, na manhã seguinte tudo parecia estar em ordem.

5) A filosofia familiar: concentrar-se nas coisas boas e negar as ruins. As crianças inconscientemente pensavam: “Não há nada com que me preocupar. Aquela briga de ontem a noite não aconteceu realmente. Mamãe não esta com câncer. Isso foi minha imaginação”. Todo ambiente exterior é controlado para dar a falsa impressão de que tudo está perfeito.

6) A única maneira de fazer isso é negar o verdadeiro eu que está vivenciando os acontecimentos negativos de uma forma pessoal.

7) Mundo exterior é perfeito, o mundo psicológico não existe, e a essência do âmago também não existe.

8) Por trás da fachada do rígido, há um medo vago e distante de que falta alguma coisa e a vida está passando por elas.

Ação defensiva contra o medo.

1) Tornar-se ainda mais perfeita. Destacam-se no trabalho, tem o cônjuge perfeito, a família perfeita. Ganham dinheiro. Vestem-se bem.
2) Corpos físicos equilibrados e sadios. Maioria dos chakras funciona bem.
3) Raramente lançam correntes bioplasmaticas em direção a outras pessoas.
4) Para serem perfeitas, criam duas rupturas interiores. Controlam quaisquer efeitos da reação emocional, de modo a que o que acontece interiormente está desconectado do que aparece fora. A segunda manobra é colocar a essência do âmago longe de si mesma.



Efeitos negativos da ação da defesa inflexível.

1) O mundo fica menos significativo e as pessoas mais inautenticas.

2) Todos a invejam por sua vida perfeita e elas não tem a quem recorrer para pedir ajuda.

3) Nunca obtém muita satisfação com o que estão fazendo, porque parece que não são elas que estão fazendo! Parecem sentir-se incompletas.

4) Vivenciam o tempo como uma marcha linear para frente. Sentem que estão sendo passivamente levadas por essa marcha do tempo.

5) Como estão distantes do âmago, sentem muitas coisas internamente, mas não tem certeza se o que sentem é real.

6) Coração/afeição e sexualidade não funcionam ao mesmo tempo.

7) Amam uma pessoa ideal que não existe. Tem pequenos relacionamentos sexuais, até que a pessoa perfeita apareça.

8) Nos seus casos amorosos, quando as imperfeições do outro vem à tona, é o fim de tudo.

9) Como não acessam o âmago, precisam de distrações exteriores. A esse propósito, rápidos relacionamentos servem bem.

Como saber se alguém está usando a defesa inflexível?

1) Verifique a autenticidade da pessoa. Ela está envolvida de uma maneira pessoal com o que está acontecendo? Está alheia a conversa e falando de forma automática?
2) Você tem a sensação de que ela de fato não está ali?
3) Ela é do tipo de pessoa com o qual nunca há nada de errado?


Necessidades espirituais dos rígidos.

1) Serem reais.
2) Deixar a negação de lado e expressar seus sentimentos interiores.
3) Parar de controlar o próprio comportamento, e mergulhar no medo que está por trás da suposta perfeição.
4) Precisam descobrir quem realmente são.
5) Precisam experimentar o tempo presente, e não apenas o tempo linear.
6) Precisam experimentar sua essência do âmago.


Qual sua reação negativa à defesa inflexível?

(Impelir, puxar, parar e permitir).

Como reagir de forma saudável à defesa inflexível?

1) Técnica difícil porque requer muita capacidade sua para sentir sua essência do âmago e também a essência dessas pessoas.

2) Fique perto delas. Permaneça num estado de amorosa bondade e aceitação.

3) Sinta a sua essência dentro de você e preencha seu campo aurico com essa essência

4) Primeiro visualize a essência abaixo do umbigo. Em seguida, sinta-a no seu coração.

5) Mantenha sua essência próxima dos limites da outra pessoa. Descreva o que você está sentindo, ao mesmo tempo em que mantém a mão sobre o peito da outra pessoa.

6) Estimule-a a sentir a diferença entre a essência dela e a sua.

7) Faça tudo com muita calma e paciência.

Resultados de uma resposta de cura positiva.

1) Essas pessoas nunca passaram pela experiência de ter a existência de sua essência confirmada.
2) Se elas conseguirem senti-la, tudo muda.
3) Voltam a sentir o tempo presente, conseguirão expressar sentimentos, e assim conseguirão ser autenticas.
4) Quando seu amigo voltar ao seu perfeccionismo costumeiro, respire fundo e ligue-se à terra. Sinta sua própria essência do âmago e encha com ela o seu campo aurico.

Como escapar de uma defesa inflexível.

1) Pare, concentre-se em si mesmo e volte sua atenção para sua essência do âmago.
2) Fique ali até sentir a si mesmo.
3) Depois, com muita tranqüilidade, traga esse eu para a conversação.


Fim

2 comentários:

Julie disse...

Andre,
Boa noite!
Adoro psicologia mas nao e a minha area de trabalho por tanto sou leiga...
Enfim basaado nos seus estudos gostaria de saber se sobre a 'tabela de analise do carater'assim dizendo podemos ter uma junçao de 2 tipos estudados,ja que nao consigo me encaixar somente em 1!
obrigado.
julie.

Andre Barreto disse...

Prezada Julie. Sim, os casos mais comuns são os casos misturados. Todos nós somos tipos misturados de caráter. Os tipos puros, como os apresentados são muito raros hoje em dia. Eram mais comuns nos tempos de Freud e Reich. Abraços.