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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Changes of Mind - Jane Wade



Changes of Mind- Jane Wade
Resumo em tópicos por Andre Barreto.

  1. Capítulo dois. Pre and perinatal consciousness.

 
2.1) Discussão sobre abordagens sobre a validade da consciência intra-uterina. Pág.23,24. (Citação de Kegan, Washburn, Wilber).
2.2) O papel da memória na origem da consciência. As duas habilidades são quase sinônimos.pág.24. Duas abordagens: Convencional e não convencional ( aquela que não localiza a fonte de memória necessariamente em estruturas físicas).
2.3) RNA celular como repositório de memória. pág.25.
2.4) Estruturas neuronais para consciência reflexiva não estão desenvolvidas na época do nascimento. Discussao sobre onfusão conceitual entre mente e cérebro. pág.27.
2.5) Entre 28 e 32 semanas: Já é possível distinguir entre estados de consciência no feto (acordado, dormindo, sono REM). Pág.28. Cérebro reptiliano desenvolve primeiro e começa a operar.
2.6) Lógica cerebral diverge de dados de pesquisa. Aparentemente, existem indícios de memória perinatal. Pág.29.
2.7) Memórias prenatais emergem em estados alterados de consciência: Com a prática de técnicas como rolfing, hipnose, renascimento, trabalhos corporais. Pág.29.
2.8) Paradoxo: Há relatos de lembranças visuais mas há incapacidade do feto de focar os olhos nesta etapa. Pág.32.
.
2.9) Do sexto ao sétimo mês: Já há indícios de capacidade de resposta emocional. Antes, apenas resposta fisiológica aos estímulos externos. Pág.33. “Any emotional upset, illness, accident, or toxicity that disturbs the hormonal balance of the womb can impinge painfully on the fetus and interrupt the sense of oceanic symbiosis.” A experiência negativa desenvolve o senso de foco e um sentido de eu no feto. Hormônio adrenocorticotrópico (substancia crítica em retenção de memória).  Ver pág. 33.
2.10) Segundo a autora, a repetição incessante destes eventos atinge um ponto crítico que faz com que o feto atinja senso de self distinto. Pág.34.
2.11) Discussao sobre duas abordagens: Observação de fetos (Verny), Registros de experiências de regressão (Grof).
2.12) Exame de amniocentesis: O feto é flagrado atacando ou fugindo da agulha inserida. Reações de stress do feto quando a mãe “resolve” fumar, antes de pegar o maço. Jogos interativos com feto como apertar a barriga e ver retornar um chute. Reações ao som da voz. Gêmeos agressivos ou afetuosos que permanecem assim depois do nascimento. Pág.35, 36.
2.13) Fetal defenses que são egóicos. Em reação a sentimentos de abandono da mãe pelo pai, sentimentos de inadequação como mãe, ressentimento com a gravidez (“O feto primeiro reconhece a emoção, e depois gradualmente forma a defesa: “Não posso contar com você, this is not a supportive, caring world, so I´ll rely on myself”“). Pág.37.



2.14) Os modelos de desenvolvimento do ego pré-natal e tradicional são muito semelhantes.pág.37, 38. “The trauma of birth is forgoten and repressed, permiting resumption of the oceanic feeling after birth.” ( Segundo Wade, a oxitocina seria o hormonio que causaria amnesia infantil).
2.15) Tabela de evolução da consciência fetal.Pág.40.
2.16) Sobre a memória celular: Alguns adultos sob hipnose descrevem corretamente sua posição durante o parto, o reflexo de Babinski (mexer os dedos do pé para fora quando a sola do pé é pega).pág.41,42.
2.17) Sobre a consciência transcendente e simultânea à consciência de feto. Pág.42 a 47.
2.18) Lembranças relatadas por crianças entre 2 e 3 anos, logo após aprender a falar, sobre fatos do parto. Pág.47 a 51.
2.19) Helen Wambach experiments. Gráfico de entrada da consciência transcendental no corpo do feto.Pág.52, 53.
2.20) Características do “Observing self” de Arthur Deikman. Tabela. Pág.54, 55.
2.21) Comparação entre o Eu observador dualista que não quer encarnar de Deikman e o Eu observador não dual das tradições orientais não dualistas- Citações de Wilber e Washburn. Pág. 56 a 58.

  1. Capítulo três. Reative consciousness.


3.1) Ground zero approach x Smart baby research. Pág.59. Neo Junguians and Wilber.Pág.60. Research and frame by frame slow motion video analisis. Pág.61-62.
3.2) Discussão e interpretação sobre os resultados de pesquisas recentes sobre comportamento de recém nascidos.Smart babies existem ou agem por reflexo? Pág.62-64.
3.3) Arieti: Teoria que integra as duas abordagens.Pág.65.
3.4) Mc Lean: Fisiologia cerebral. Pág.66. ”Operamos uma pequena parte de cada vez”.
3.5) Small minds (Reptile, limbic, Neocortex).Pág.67 a 69. Interações cerebrais como estruturas dissipativas. Pág.67.
3.6) 1º mês: Só o sistema reptiliano está operando. Não há emoções, só sensaçãode equilíbrio ou desequilíbrio. Não há medo, dor ou prazer. Pág.70.
3.7) Redes de circuitos neuronais são reorganizados ao longo do desenvolvimento até os 6 anos. Habilidades natas são esquecidas e reaprendidas com grande esforço. (Nadar ou andar, reflexo de babinsky- Os teóricos cognitivistas perderam este insight) Pág.71.
3.8) Habilidade de imitar-base da interação social infantil (R-complex). Pág.71,72.
3.9) “The large pathway between the reptilian and limbic brains...provide the avenues to the basic personality”. Pág.72.
3.10) Babies may demonstrate more advanced forms of perception than the original piagetian research would indicate, but it is probably a gross exaggeration to suggest that these behaviors signal cognition at the level of ego or object differentiation. Pág.72.
3.11) revision of “ground zero stance”. Rudimentary spatialization, sound and visual. Pág.73. Vocalization recognition Período pré - pos natal.
3.12) Tabela: Caracteristicas.Pág. 74.
3.13) Não há registros de experiências transcedentais neste período (0 a 2 meses). Pág.74.

4) Cap.4. Naive ( Ingênuo, simples) consciousness.

4.1) Period of primal foundations for characteristic lifetime predispositions are formed. Pág.77.
4.2) “While more frequent engaged circuits are strengthened, less engaged pathways atrophy.”É muito mais difícil mudar essa estrutura depois. Pág.77.
4.3) Adults whose early lifes are spent in fairly static environments may retain neurological patterns thar are more reliant on lower brain centers. Pág.78. The lack of critical mass of cortical connections. Pág.79.
4.4) Lista de comportamentos humanos dominados pelo cérebro reptiliano. Pág.80.
4.5) Funções cerebrais que parecem racionais, mas tem base instintiva. Pág.81.
4.6) Descrição do Eu - imagem (Washburn/Wilber). Pág.83-84.
4.7) Limbic sistem (Afeição como ação ou sensação). Pág.84. As imagens permitem emoções rudimentares. Pág.84. Permitem buscar prazer e evitar o desprazer.
4.8) Object relations school skeletal outline. Pág. 85. (Beginning of magical thinking, parents as all powerfull entities, Sullivan´s parataxic stage). Cognitivists: Memories becomes polyideistic, more than one image can be retained, permiting comparisons, symbolic thought….Perception is likely to be more vivid, intense and moving because its not mediated by the context but by lower brain centers. Beginning of primary process thought (condensation, displacement, symbolism, part for whole thinking). Descrição do processo de pensamento. Pág.86.
4.9) Tendência a confundir desejo com realidade ( esta diferenciação não é possível sem a percepção da temporalidade).Pág.86.
4.10) Piaget. Dois  tipos de pré-causalidade: Eficácia (desejo define realidade) e fenomenalismo (proximidade entre dois eventos determina que um causa o outro). Pág.86.
4.11) Diagnóstico e desenvolvimento cultural. Patologia em adultos. Pág.87.
4.12) Borderline and dependent personality. Pág.87,88.
4.13) Pesquisas culturais e pensamento sincrético. O domínio da língua não garante o nível de cognição .Pág.90.
4.14) Diencéfalo e brain stem: Mais importantes que córtex para auto-consciencia. Pág.91.
4.15) Naive adults. Pág.91 a 93.
4.16) Transição: Pág. 94 a 96 (prigogine´s model of the brain as a dissipative structure). “The problem does not go away, the motivation to solve it remains strong.”   
                             
  1. Cap. 5. Egocentric consciousness.


5.1) Discusões sobre abordagens (developmentalists, cognitive theorists, humanist theories, Kegan , Washburn, Loevinger, the gravesians, Kohlberg. Pág. 97 a 102.
5.2) Criação da voz incessante do ego-Washburn.Pág.100.
5.3) Pela 1ª vez o self e o ambiente estão completamente separados. O self vai lutar e se proteger para se manter existindo. Vai tentar se fortalecer ao máximo ( o que resulta num egocentrismo saudável e necessário, de acordo com esta etapa).
5.4) Kohlberg: “What the Father says is right  because he is bigger. Phisical power is moral autority.

    5.5) Cognitive/affective abilities (stabilized sense of self as object, slight extension over the    simple present). Pág.103.
5.6) Early stages of this period  -Three years of age. Pág.103.
Limited categorical representation (Phenomenalism and intellectual realism).Pág.103.
5.7) Emotional awareness.Pág.103-104.
5.8) Duality cognition. “Conceptual dualism emerges from the increasing influence of the limbic system.Pág.104.( R-complex =  one option affection.  Limbic = two options).
5.9) Egocentric culture: Uganda. Pág.105.
5.10) Egocentric adult: Anti-social personality disorder.107.
5.11) Percepção da morte e do tempo. Pág.109-110.
5.12) Quadro de características.Pàg.110.
5.13) Transcendence source of consciousness reappear. Stevenson research.Pag.109 a 113. “Increased neurological development marks the decline of access to the transcendent source of consciousness.” 115.


  1. Capítulo Seis. Conformist consciousness.


6.1) Analytical tradition, cognitivists, Wilber, the Gravesians.117 a 120.
6.2) Diferença entre comportamento observável e nível de consciência .Naive e conformist.  120-121.
6.3) Presença de tolerância a inconsistências lógicas ( Ex: Nazis protestantes).121-122.
6.4) Domínio do límbico: polarização e não tolerância à ambigüidade. 122. Sensação de familiaridade e estranhamento. Rejeição de ameaça à auto-integridade.  O sistema límbico trabalha junto com o sistema reptiliano (SIntomas de Ixopraxis, paranóia, agressão).122.
6.5) Colocando o neocortex a serviço do límbico ( Defesa de Racionalização - Psicanálise). 122-123.
6.6) Papéis sociais  x Vida interior. 124
6.7) Falta de cognição para distinguir complexidade dos estados internos (“Vague formulations like” I am upset”  are used to describe complex states”). 124.
6.8) Controlling, hoarding ( acumular, juntar, amontoar, armazenar), needs for safety and security. Obsessive-compulsive disorder.Pág.125. Pessoas que funcionam a partir deste nível gostam de trabalhar para estar no controle.
6.9) Piaget: Reversibility, inversion, compensation, possibility. Empirico inductive thinking changes to hypotetico deductive . 125.
6.10) Secondary process thought. Martindale. Pág.126.
6.11) Temporalidade. Tempo linear, presente contínuo. O passado define o futuro.”Memória do futuro”. 127. Death, reciprocity.
6.12) Tabela de características. 128.
6.13) Transpersonal x Conventional.127 a 129.
6.14) Intuitive knowing and creativity are rejected.129.
6.15) Sem relatos de transcendência. Reprimido pelo social.

  1. Capítulo sete. Achievement Consciousness.


7.1) A partir daqui o concenso entre os pesquisadores desenvolvimentistas começa a terminar. Pág.131.
7.2) Poucos adultos, mesmos nas sociedades industrializadas superam o nível conformista.132.
7.3) Influência do gênero fica mais importante após o estágio conformista. 132.
7.4) Umpublished extension of Grave´s theory by Flowers and Heflich.” Faced with an intolerable conflict they cannot resolve...between individual achievement and social relatedness.” 133. ( SES- Eco e o Ego: Conflito filosófico após o iluminismo. Conflito só será resolvido, segundo Wilber, no próximo estágio, integral/transpessoal).
7.5) Are there grounds of thinking that one of these types of consciousness is more advanced than the other? 134.
7.6) Closer relationship to empirism, the achievement stage is treated first. (Capitalist countries) x Affiliative ( Socialist countries). 135.
7.7) No estágio conformista o indivíiduo é controlado pelo ambiente. Aqui ele tenta controlá-lo. Torna -se um manipulador dentro das normas da sociedade ( a imagem pública é muito importante, diferentemente do egocêntrico). Ele tenta conquistar o mundo não pela força, mas tentando conhecer seus segredos. Pensamento multiplista, não absolutista (there are many ways to think, but only one best way, rather than only the right way or the wrong way...”Bend the rules, don’t break them”...breaking thinks in parts to understand and control them.” The person metaphorically put one foot outside the system, to figure out the rules of the game, to cut corners, play the angles and gain an advantage over less able or more constrained members. The achievements are limited by what is socially acceptable (or what can be rationalized as such), in order to obtain socially recognized rewards. The need to win in accepted ways.136-137.
7.8) Maslow´s self Esteem motivation. Two interdependent drives: Need for high self-evaluation ( Competence) and the need for others steem ( reputation) 137.
7.9) Fromm: Marketing orientation. To successfull sell yourself, how nice you package yourself ? ( Maddi: The alienation of existencial theorists) 137.
7.10) Guidano´s model for the devepolpment of achievement. 138. Two simultaneous interdependet processes.Decentering from environment and re-centering on the self.
7.11) Kohlberg Prior rights and social contract stage. Relative values and nonrelative rights.139.
7.12) Difficulties of a significant proportion of woman. 139. Subjective voice/intuition/gut/Procedural level. Separate and connected knowledge.140.
7.13) Knowledge as contextual and relative.140.
7.14) This naive realism is embedded in, and undifferentiated from, a further transcendental world. 141.Labouvie-Vief.
7.15) Neocortex: Foresight, hindsight and insight. Maclean. Process information from the environment. Focus on future and his infinite possibilites. 141. Voice of the consciousness/internal narrator. 142. Natural preference for logic over emotion.
7.16) List of characteristics.143.
7.17) Kegan: Idealization that researchers have not found. Critics.142-144.
7.18) Narcisism and Machiavelianism. 145.
7.19) Transpersonalists: They are immersed in Illusion/Maya.
7.20) Transcendental relates: Very scarce.146.

  1. Capítulo oito. Afiliative Consciousness.


8.1) Razões para desenvolver Affiliative e não Achievement consciousness: Aculturação, fisiologia cerebral. 147.
8.2) Mesmas características cognitivas, mas aqui o link com o sistema límbico permanece. “Love conquers all” é o lema.147.
8.3) Female writers: Belenky, Loevinger, Cook-Greuter. 147 ( Estas autoras tendem a posicionar o estágio afiliativo antes do achievement stage).147.
8.3.1) Belenky: Received knowledge stage to subjective knowledge stage.
- Transition: Dramatic life event destroys faith in established authority. “Rules don´t work”.
- Intuition valued over logic. Right hemisphere with strong R-complex components (egocentrism and paranoia).
- Relativity of knowledge.148.
- Connected knowers can criticize a system, but only according to the terms and standarts of the system.
8.3.2) Loevinger:
-  Greater conceptual complexity ( formal operations and sense of personal identity, which leads to emphaty.148.
- “ Where the conformists live in a world where the same is right always and for everyone, the individual sees exceptions and contingencies, although still in terms of stereotypical and demographic categories rather than individual differences in traits and needs. 149.
- “He is his brother´s keeper...at times to the extent of feeling obliged to shape another´s life or prevent him from making errors.”
- Thinks in terms of polarities, but more complex ones: Trivial versus important; Love versus lust.
- Behavior is seem not just in terms of actions but patterns and motives.149.

8.3.3) Cook-Greuter.
- Expanded social context to persons who share the same beliefs.
- Deep belief in progress and the perfectibility of human kind. 149.
- Junto com Loevinger: Greuter destaca dois sub-estágios: Conscientious stage and individualism.149-150.
8.4) Maslow and Graves: Mixed sex-group researchers.
- Love, affection and need to belong are primary motivations that followed basic needs for safety.150 (Estágio interpessoal de Kegan).
8.5) Graves; Sociocentric level.
- Rigidly oppose uniformity and homogenization but follow the peer group they have identified on the basis of mutualy held beliefs.
- Do not appreciate ideological divergence.151.
- Need to avoid conflict ( threat to the sense of communitty) 151.
8.6) Right hemisphere: Intuitive, syntetic, spacial, holistical, simbolic, non-linear, minimizes inharmonic elements.
- Deliberate inarticulation and disdain for precise language (Graves).152.
- People tend to be much less verbal in response to stress ...to deny problems, hold in hostility, and develop an appeasing “peace at any price” approach to personal conflict/. Denial of individual differences. 154.
8.7) Confusion between naive and affiliative.152.
8.8) Humanistics tends to idealize affiliative and equate its need for relationship with altruism. 153.
8.9) Passive - agressive personality disorder:  Conflict avoidance and non-confrontational manipulation.154.
8.10) Perception of death.154.
8.11) Tabel of characteristics.155.
8.12) Transcendence source is considered to be as remote as possible from subjective experience.156.
8.13) Caminho duplo entre affiliative e achievement.157 ( Kegan x Graves/Beck).

Cap 9. Authentic Consciousness.

9.1) Whole brain thinking.Sinergetic blend of both solutions that is great than the sum of its parts. If love will not conquer all and power does not obtain the most important things of life, the authentic solution is fulfilling one’s own personal mission and supporting the personal growth of others along the way. 158
9.2) Authentic because selfhood is undistorted by ego.
9.3) Mallow and Graves: The most helpfull descriptions. Maslow´s self actualization.159.
- First level of another developmental order.
9.4) Very small population seem to have grown beyond the general level of their culture, often taking most of a lifetime to do so.
9.5) Described in a one-sidedly positive way as the epitome of psychological health. 159.
9.6) Free of ego defenses. Experiences and expresses themselves fully. 160.
9.7) Maslow: Shift from aversive, externally driven incentive to positive, internally driven motivation... they are motivated by self-actualization, an intrinsically pleasant state that creates an enjoyable tension defined as personal growth. It is experienced as the “ongoing actualization of potential, capacities and talents, as fulfillment of a mission ( or call, fate, destiny, vocation), as a fuller knowledge of, an acceptance of, the person’s own intrinsic nature, as an unceasing trend toward unity, integration or synergy within the person”. 160.
9.8) Este estágio introduziu na cultura o conceito de espiritualidade  em contraste  ao conceito tradicional de  religião.
9.9) Graves: 4 orders of existence with 7 levels each.161.
9.10) General descriptions: They live more in the real world of nature than in the human made mass of concepts that most people confuse with the world. Increased spontaneity, problem centering, detachment, privacy, appreciation, playfulness, honesty, creativity, richness of emotion, personal independence., fear and compulsiveness in minimal levels, freeing energy and conceptual space for a new generativity, increasing self determination, self definition.162.
9.11) Disappearance of fear of death (unnoticed by literature). “The ego is at last secure...paradox of ego maturity, just as the person reaches the peak of self expression; he also becomes receptive to letting the self go. 162.
9.12) Aware of the conflicting aspects of himself  ( high self-teem with minimal ego defensiveness, enabling him to accept the unattractive sides of himself).
9.13) Integration of aspects: Ego, id, superego; masculine and feminine; body and mind, the self and the other.163.
9.14) Paradoxes. Individual and social: Acts are simultaneously selfish and unselfish.164.
9.15) Personal growth is for all people the highest good, but he respects the choice of others who may resist the change. 164.
9.16) Altruism is genuine because it is disinterested.
9.17) Cognitively: Preference for ambiguity, uncertainty, flux and paradox. Thinking is insightful, playful and creative. Increased conceptual complexity: Holism and objectivity; General system thinking, and meta systematic conceptualization. Limitations of purely rational thought are acknowledged. Search for something more. Causality is cyclical. Logic is contextual. Relationships are interdependent. Boundaries are open.
- He tries to get outside the usual framework that confines thought. Because they are not dependent on social approval, they perceive options that were not available at more environmentally bound stages. They can be radical innovators. 165.
9.18) Whole brain thinking.Abstracions understood are not readily communicated thought present language systems. (“I just know it”, or “It feels right”).166.
9.19) Temporality. Linear sense and at the same time the enduring sense of the compound an atemporal present. Gravesians disagree: For them, the orientation is geared to the future.
- Belenky: People (at this stage) are aware of co-creating their own reality. What is done in the present is considered as shaping a desired future. 167.
9.20) The person constantly adapts to changing cirscumtances. 167.
9.21) Coordination of the two hemispheres consolidates dominance of the neocortex over lower brain centers. Permit the “control” of the sub consciousness ego defensive system represented by the lower small minds. He is able to see himself as other...he can treat them (the parts of the psyque) as manipulative concepts, while experiencing himself as a whole. He...is aware of incidents that trigger his limbic system, enable him to separate his emotions more easily from the content of an event and refrain from acting on them. 167.
- Instead of rationalize (see conformist stage), Authentic subjects are more likely to change their behavior to conform to their beliefs, once they are aware of the inconsistency.
9.22) People with integrated neocortical functioning sometimes have difficulty accessing their survival instincts in dangerous situations. 170.
9.23) Transcendent events: Maslow´s peak experiences. Descriptions: 170,171. “They further refine the non-egoic psychological alignment already beginning to take place at this stage.”
- Self-actualizers who are “peakers” and who are “non-peakers”.171.
9.24) At earlier levels, change comes about through exterior events. From this stage onward, change appears to be driven internally, as a matter of will and a result of tensions caused by increasing internal activity.171,172.
9.25) The accretion of a spiritual outlook. “Perceive some broader purpose in life, a mission to fulfill, a life task”172.
9.26) Cook Greuter´s post autonomous stage.” They yearn to transcend their own rational, conscious ego.”172,173.
9.27) Wilber´s Centaur level. 173. “A person at the Psychic levels starts learning how to explore his own mind’s subtle dynamics, and thus to transcend them”.174.
9.28) Washburn: As the mental ego becomes conscious that it constructs itself, existential disillusionment and anxiety set in. This profound despair is unendurable, causing the mental ego to do anything to re - animate itself and its world. After a time, occasional ruptures of the Dynamic Ground may break thought in the forms of transcendent events. Dilemma: Irresistibly drawn to the dynamic ground at the same time that it is afraid of being engulfed and destroyed. 174.
9.29) Características (quadro) 169.

Cap 10: Transcendent Consciousness.

10.1) Visão otimista de Maslow (dos humanistas e seu “caminho do amor”) e a visão mais pesimista de Washburn (Mais existencialista com seu “caminho da dor”).175,176.
10.2) Estados alterados de consciência. O que caracteriza este estágio é a busca pela verdade imanente por trás do nível egóico, geralmente levado a cabo por uma prática e disciplina férreas.177.
10.3) Algumas disciplinas e técnicas espirituais.177 final.
10.4) Iluminar-se para servir aos outros.178.
10.5) Características: Determinação em dissolver-se no absoluto; A expressão da auto-transcendencia durante os estados comuns de consciência; Complexidade cognitiva que integra períodos de transcendência com períodos de consciência ordinária.
10.6) Cook-Greuter. Baseia-se em Loevinger e Maslow. 179.
10.7) No Ocidente: A supressão das práticas contemplativas e místicas levou a uma coleção de experiências fragmentadas e individualizadas de jornadas espirituais (Revelação de João, Visões de Sta. Tereza Dávila,etc), ou tradições “arcanes” que permaneceram orais de geração para geração (como a Kabala e o Sufismo).
10.8) Tradições como a Yoga e o Budismo escreveram mapas detalhados dos passos da fenomenologia do desenvolvimento espiritual .181.
10.9) Descrição baseada no “Visuddhimaga” por Goleman. Os 181 passos para a iluminação.
1) Focar a mente num único objeto.
2) Gradual emergência de concentração em um único ponto.
3) Fase das figuras arquetípicas: Visões vívidas e outras alucinações podem ocorrer quando o pensamento discursivo, emoções não resolvidas ou concentração fraca.
4) Fronteiras espaciais deixam de parecer estáveis e passam a parecer abertas e plásticas, sugerindo a permeabilidade dos objetos.
5) Independente de sua natureza prazeirosa ou assustadora, com o tempo, estas imagens são reconhecidas como alucinações da psique individual (mesmo imagens de Deus). Interpretações destas experiências em geral são culturalmente determinadas.
6) Conforme a meditação se aprofunda, a mente se torna totalmente fixa no objeto.Percepção sensorial e a percepção usual do corpo cessam. Consciência é dominada por rapture, bliss, one-pointedness. Percepção temporal se torna plástica, se acelera, freia, deixa de existir.
7) Conforme a concentração se aprofunda, o objeto é abandonado, enquanto a mente se torna consciente de seu próprio funcionamento. Com o tempo, sensações, sentimentos, self, tempo, espaço, tudo é abandonado, até que o único objeto de atenção é nenhum objeto de atenção.
10.10) Lista de experiências características do estado transpessoal. 183.
10.11) No início, os estados ocorrem espontaneamente. Com o tempo, passam a ser controlados pelo praticante.183.
10.12) Vai além da descontinuidade tempo/espaço característico da experiência da sincronicidade.184.
10.13) Artes marciais. Concentração leva à percepção em câmera lenta.184.
10.14) Dossey´s compilation of 131 rigorously controlled experiments. Mais da metade mostrou significativos benefícios.184.
10.15) Poderes usados em benefício dos outros.185.
10.16) Anatomia do cérebro funcionando em fase com ondas tipo Beta.185.
10.17) Aspecto cognitivo. Características. 186.
10.18) Aspecto afetivo: Sentimentos de gratidão, generosidade, bondade amorosa, alta capacidade de usufruir prazer sensual, aliviamento de sofrimento pessoal. Compaixão se torna sem esforço. Os outros são honrados por participar da mente cósmica, independente do comportamento ou aparência.186.
10.19) Este estágio ainda retém estruturas do ego: “The procedure is always the same:
1) The ego directs one-pointed attention to an object (idea, image, feeling,etc);
2) The power of the ground follows the lead of attention and flows to the object, charging and magnetizing it;
3) The ego, responding to the magnetic attraction, allows itself to be drawn to the object and to become absorbed in it as a self-controlled phenomenological world (Washburn).

10.20) A mudança de identificação com o corpo muda o significado da morte, que passa a ser insignificante. 187.
Estágio perinatal x estágio transcendente. Em um caso, o eu - observador permanece  distante e sem integração com a consciência do bebê. No outro, este eu - observador se integra cada vez mais com a consciência normal da pessoa.187, 188 final.
10.21) outras formas de consciência simultânea: O duplo, ou consciência dupla. Dois corpos conscientes simultâneamente 188.
10.22) características gerais da consciência transcendente. Quadro Pág.190.
10.23) Mundo monístico material x religiões exotéricas que postulam a existência de dois mundos: Um material e outro espiritual separados. 191. A realidade é não dual.
10.24) Mundo material é gerado a partir de uma organização seletiva na cognição perceptiva. Se mudar a organização, muda a percepção. 193.
10.25) O debate psicológico sobre o nível transpessoal inclui três posições:
- Psicologia convencional iguala as experiências místicas à regressão.
- Washburn: O caminho para a iluminação envolve uma regressão a serviço da transcendência.
- Wilber: A experiência mística envolve sucessivo desenvolvimento sem regressão.194.
Visão da psicologia convencional: Experiências místicas envolvem diminuição ou cessação de atividade cortical do lado esquerdo, enquanto desinibe o lado direito.194/195.
Washburn.196. O ego é formado para reprimir o “Dynamic ground”. Descrição do dynamic ground. Não é o mesmo que a libido. É uma fonte de energia psiquica. É um magnificador de todos os aspectos da vida psiquica. Com a concentração adequada , ele é capaz não só de atrair atenção mas comandar completamente esta. Seu poder pode dissolver o ego. Começa uma batalha entre o ego e o dynamic ground. Eventualmente, o ego percebe que não pode vencer, que  o inimigo não é outro mas ele mesmo num nível de vida mais alto. Então o ego desconstroi medos, defesas, repressões e complexos. Uma vez integrados, ego e ground, o ego se torna um com a vida do espírito.197.

Wilber approach. 197/198.

10.26) Epistemologia para apreciar as três visões Brain activitie during altered states: It represents a high degree of cortical processing. Not the dominance of lower brain centers prevalent in early life.198. Também o hemisfério esquerdo é ativado, entrando em sincronia com o direito.
10.27) Em geral, os dois hemisférios produzem ondas em diferentes comprimentos , amplitudes e frequencias, e sem sincronização. Durante a meditação, as ondas dos dois hemisférios tendem a entrar em sincronia.198. A prática oferece organização eletroquimica, sem privilegiar nenhum hemisfério.
10.28) Há acesso à racionalidade mesmo em estados alterados. Cognição avançada. Grande organização psicológica, aumento em inteligência, altruismo e desenvolvimento pessoal. 199.
10.29) Construção da realidade newtoniana é arbitrária e pode ser desconstruída. 200.
10.30) Crítica de Grof à visão linear de Wilber.201. “A distinção entre o pré e o trans tem uma natureza paradoxal”. Não são nem idênticas nem completamente diferentes uma da outra. 202.
10.31) “A polémica dicotomia regressão/ não regressão termina quando aplicamos uma epistemologia fora do tempo histórico.” 202.



Fim

 
 

 

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