101 AT.
Curso de Análise Transacional, realizado em outubro de 1988, com o Psicólogo Alfredo Simonetti. Conteúdo extraído do meu caderno de diário número sete.
Boa leitura.
Andre B.
Introdução:
- Objetivos da AT: 1º transformar; 2º compreender a vida.
- Ser humano: 10% programação genética; 90% aprendido.
- Mudança significa um novo aprendizado.
- Autonomia: Significa ser capaz de realizar os seus desejos. Levar a vida para onde você quer levá-la.
- Nascemos todos nós como Príncipes Felizes. Começamos a nos deparar com os “nãos” da vida. Tornamos-nos então um príncipe infeliz. Quando nos tornamos adultos a maioria de nós passa à categoria de “sapos acomodados”.
- Características psicológicas se aprendem observando um modelo ou por convivência.
- Segundo Alfredo Simonetti, os fatores que geram mudanças profundas em nossa vida são, por ordem de impacto:
- Um grande amor.
- Proximidade da morte.
- Terapia.
- Estados de ego em AT: Pai: É formado pela incorporação de nossos pais dentro de nós. Função: Valor. Palavra chave: “Deve”. Ego: É o nosso adulto administrador. Função: Pensar. Palavra chave: “Convém”. Criança: É nosso ser emocional e corporal. Função: Sentir. Palavra chave: “Quero”.
- Ver diagrama no link Estados de ego em AT
Aspectos do Pai:
Divide-se em duas partes: Pai nutritivo e pai crítico.
Cada parte do pai tem um aspecto positivo e um negativo.
Aspectos do Ego:
- Pai nutritivo + : Amoroso, atencioso.
- Pai nutritivo - : Salvador: Rouba a oportunidade do filho de aprender.
- Pai crítico + : Coloca o limite.
- Pai crítico - Perseguidor.
Aspectos do Ego:
Dois tipos: Positivo/Ético bem informado e Negativo/Não-ético mal informado.
Mal informado: Não dispõe de informações para satisfazer as necessidades da criança.
Bem informado: É o gerente; Lida com os conflitos entre o ego-pai e a criança.
Aspectos da criança:
Aspectos da criança:
Criança livre e criança neurótica ou adaptada.
A adaptada pode ser submissa ou rebelde.
Cada uma numa versão positiva e negativa:
As combinações:
Carícias.
Emoções:
1. As emoções autênticas são cinco:
Mensagens.
1. Seja forte: Faltou permissão para mostrar emoções.” Mostrar emoções é sinal de fraqueza”; “Pedir ajuda é feio, e as pessoas não vão gostar de mim”; “Eu agüento”, “eu me viro”, “deixa comigo”.
Estrutura da neurose.
1. Pensamento e Diálogo interno.
Jogos.
Elementos de estruturação do tempo.
Bibliografia:
1. Nascidos para vencer. Muriael James, Ed. Brasiliense.
- Livre positiva: Espontânea, criativa, afetuosa, etc.
- Livre negativa: “Criança louca”. Muita criatividade, muita energia desfocada em um adulto que não é suficiente. Vai fazer carinho na namorada e arranha.
- Adaptada submissa positiva: Vê limites.
- Adaptada submissa negativa: Medrosa, culpada.
- Adaptada rebelde positiva: Capacidade de se rebelar contra injustiças.
- Adaptativa rebelde negativa: “Do contra’, vingativa, competitiva em excesso”.
Egograma:
- No gráfico abaixo, vemos uma situação ideal de personalidade.
- A linha do meio indica a predominância do adulto na personalidade.
- As linhas menores representam respectivamente (da esquerda para a direita) o PC, PN, CL, CA.
- Produzir o seu egograma pessoal.
- Normótico: Tem 100% de energia distribuída entre os estados de ego. Seu egograma forma uma parábola perfeita.
- A relação entre o Pai crítico e a criança livre pode ser representada por uma gangorra. Quando um sobe de um lado o outro desce do outro.
Carícias.
- Unidade de reconhecimento humano, ou estímulo.
- Podem ser positivas ou negativas.
- As negativas podem ser de lástima ou agressivas.
- Podem ser físicas, verbais, materiais.
- Podem ser condicionais ou incondicionais.
- A Carícia é uma necessidade que começa com fome de contato físico.
- Um adulto precisa de outro tipo de carícias, além do toque físico, como reconhecimento, por exemplo.
- Cinco leis neuróticas das carícias:
- Não dê.
- Não peça.
- Não aceite.
- Não se dê.
- Não recuse.
Emoções:
1. As emoções autênticas são cinco:
- Alegria.
- Afeto.
- Tristeza.
- Raiva.
- Medo.
- Disfarce.
- A emoção autentica passa. O disfarce é que nem disco riscado.
- A indiferença é um freqüente disfarce da tristeza.
- A depressão é um disfarce usado contra a raiva e contra a tristeza.
- A emoção pode ser substituída por:
- Outra emoção, como a troca entre raiva e tristeza.
- Pensamento.
- Conduta compulsiva (Comer, fumar, sexo).
- Critérios para identificar uma emoção:
- Medo: Ameaça.
- Alegria: Comemoração.
- Afeto: Compartilhamento.
- Tristeza: Perda.
- Raiva: Limite, impossibilidade.
- Todas as emoções acontecem com um pico, com exceção do afeto: Ele chega ao pico e pode permanecer no pico por tempo indeterminado.
- Disfarces psicossomáticos:
- Raiva: Asma, gastrite, úlcera.
- Tristeza: Diarréia (John Pierrakos- “Choramos pelo intestino”).
- A emoção autentica acontece na criança livre; O disfarce acontece na criança adaptada.
- A emoção autentica transforma a vida. O disfarce não.
Mensagens.
1. Seja forte: Faltou permissão para mostrar emoções.” Mostrar emoções é sinal de fraqueza”; “Pedir ajuda é feio, e as pessoas não vão gostar de mim”; “Eu agüento”, “eu me viro”, “deixa comigo”.
- Seja esforçado: Mais compromisso em mostrar esforço do que realizar a tarefa.”Vou tentar”; “Quem sabe”. Faltou o “Você pode”.
- Seja perfeito. Exige a perfeição dela própria e dos outros. Muito crítico, se sente profundamente mal se erra.A pessoa que não sabe se dar um 10. Se ligam nos detalhes. Faltou: “Você pode fazer do seu jeito”, “errar é humano”, “eu vou gostar de você mesmo que você falhe”.
- Seja apressado: Acha que o mundo não vai esperar por ela, ou não tem tempo para ela. Age por condicionamento. Faltou: “Eu vou esperar por você”; “Você tem todo o tempo que precisa”.
- Agrade sempre: Acha que é responsável pelo bem estar dos outros. Mais cedo ou mais tarde sente muita raiva. “Eu queria um copo dágua...” Faltou “você é uma pessoa importante”, “As suas necessidades também devem ser consideradas”.
- Diferença entre o Agrade sempre e o salvador: Um é uma mensagem a partir da criança, que necessita de aprovação e a busca. Salvador é a vontade de cuidar ou dominar.
1. Pensamento e Diálogo interno.
- Pensamento: 1 + 1 = 2. Há um resultado.
- Diálogo interno: Não leva a nada.
- Problemas: Dificuldades não resolvidas. (Pensamento disfuncional?).
- Neurose: Problemas não resolvidos. Dificuldade em lidar com a realidade.
- Porque não resolvemos as dificuldades/problemas? Porque entramos nas condutas passivas.
- Condutas passivas:
- Nada fazer: Viu o carro indo para o muro e não tira o pé do acelerador. Paralisa, dá um branco. Tem origem no medo e na resistência.
- Sobreadaptação: É um agrade sempre exagerado. Adapta-se ao que o outro espera dele.
- Agitação: Muita energia desfocada. Muito diálogo interno. Quando é muito intenso pode levar à violência.
- Nossos problemas começam quando não fazemos o que precisamos fazer.
- As condutas passivas são aprendidas com a simbiose.
- A simbiose existe quando você atua como uma metade se juntando com outra metade, em geral a criança de um com o ego +pai do outro.
- A simbiose é natural na infância, pois um bebê deixado sozinho morre.
- Na conduta passiva, você convida alguém a fazer uma simbiose com você.
- Uma relação saudável pressupõe que os três estados de ego (criança, ego, pai) têm acesso direto entre si.
Jogos.
- Relações entre as pessoas com motivações ocultas onde em algum momento uma se sente enganada.
- Servem para confirmar as crenças.
- Três tipos: Perseguidor, Salvador, Vítima.
- Perseguidor: Pessoa que quer corrigir o mundo. Tem um pai crítico negativo.
- Salvador: Quer salvar o mundo.
- Vítima: Acha que o mundo está em débito com ele/ela.
- Os papeis podem se alternar nos jogos. Quem era P passa a ser S, que passa a ser V, etc.
- Jogos:
- Perseguidor: Um chefe vê que você está fazendo errado no começo e lá na frente fala: “Ahá, te peguei”.
- Vítima: Derruba o vinho no linho branco, faz uma besteira para todo mundo falar que gosta dele mesmo sendo desastrado.
- Salvador: Tem que procurar e achar uma vítima.
- Os jogos são uma forma de jogar a responsabilidade do que quero ou da minha necessidade sobre o outro.
- Como sair?
- Vítima: Pelo adulto.
- Salvador: Criança livre.
- Perseguidor: Pai Nutritivo.
Argumento de vida.
- Programa inconsciente de vida. È um programa de vida que a criança decide, sob a influencia dos pais, + ou – no fim da primeira infância (Sete anos).
- Não existe destino. Sua vida é o resultado do que você fizer com ela, (de forma consciente ou não).
- O trabalho é trazer o argumento para a consciência e transformá-lo em outro argumento, agora consciente.
- Palavras chave: “Eu quase”, “eu nunca”, etc.
- Tipos de argumentos:
- De fracasso.
- De solidão.
- De fracasso + de solidão.
- Repetir e adiar: Mecanismos que perpetuam o argumento em nossa vida.
Elementos de estruturação do tempo.
- Trabalho.
- Solidão.
- Ritual.
- Passatempo.
- Intimidade.
- Jogos.
Bibliografia:
1. Nascidos para vencer. Muriael James, Ed. Brasiliense.
- Amar pode dar certo. Roberto Shinyashiki, Ed.Gente.
Um comentário:
Bardzo fajnie napisane. Pozdrawiam serdecznie !
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